Inquietações e forças para outra educação

R$ 60,00 - R$ 90,00
Quantidade disponível:
. Comprar  

Dia 28 de junho
sábado, das 9h às 13h


Este evento é voltado à comunidade escolar e a quem mais interessar a fim de repensar as práticas educacionais majoritárias, a partir das experiências pessoais e das referências trazidas pelo professor José Pacheco, criador da Escola da Ponte.
Na primeira parte do evento realizaremos um Ateliê com Mauro Rego e Valéria Rôças para traçar caminhos para outra educação. Na sequência haverá uma roda de conversa com o professor José Pacheco e apresentação e sessão de autógrafos de seu livro mais recente “Por que não há mais escolas como a Escola da Ponte?”.

Mediadores do Ateliê: Mauro Rego e Valéria Rôças, da Confluência Desenvolvimento Humano

Sobre o Ateliê Aberto de Sensibilidade:
Experiência que reúne e articula vivências de estímulo, reconhecimento e apropriação da sensibilidade, como dimensão humana essencial para a compreensão e interação com o mundo.


Minicurrículo José Pacheco:
 Designer educacional e aprendiz de utopias. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Idealizador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação de Portugal. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Em 2005, com o título de notório especialista, passou a residir no Brasil, mobilizando educadores que acreditam em uma educação transformadora e democrática. No IBICT coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Atualmente lidera um grupo de educadores que apoia Secretarias Municipais de Educação no Brasil e Agrupamentos em Portugal pela inovação pedagógica e transformação na educação.

Apresentação dos mediadores: 
A dupla Mauro e Valéria concebe e aplica oficinas, jogos e dinâmicas que estimulam a criatividade e a sensibilidade nos campos da educação inovadora, humanização e educação em saúde, ação social e sustentabilidade. Entre suas criações encontram-se Ateliê Aberto de Sensibilidade, Máquina de Humanizar Humanos, Diálogos Inspiradores, Estratégias para o Educador Isolado e Trupe de Ativadores da Sustentabilidade Urbana (Tasu), apresentadas em eventos de educação inovadora e inclusiva como Conane, Enarc e Cefepi; de saúde como Congresso da Abrasco e Congrepics; e de sustentabilidade como a Virada Sustentável. 
O Tasu foi reconhecido pela ONU-Habitat e incluído nos Circuitos Urbanos de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023 como ação voltada para o ODS 11 - Cidades Resilientes e Sustentáveis.
Mauro é arte educador e gestor de projetos sociais; Valéria é odontóloga clínica, educadora em saúde e professora. Assinam conjuntamente o livro “Conversa & Cura - desfiando e desafiando histórias” (Editora Kiron, 2016).
 

Regras gerais:

Cancelamentos e desistências:
Desistências ou cancelamentos informados com antecedência de 10 dias ou mais, terão a devolução de 95% do valor.
Desistências ou cancelamentos informados com antecedência entre 4 e 9 dias terão a devolução de 50% do valor.
Desistências ou cancelamentos informados com antecedência de 3 dias ou menos não terão devolução.

Certificados:

Os certificados serão entregues digitalmente através de e-mail.
Só receberão certificados os participantes com o mínimo de 75% de presença ao final do curso.


 
Veja também