50 Aves na Oga Mitá

R$ 60,00
ou R$ 57,00 no depósito
Quantidade disponível: 50
. Comprar  
A escola está situada na Floresta da Tijuca. A exuberância da Mata Atlântica contrasta com o bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Esse é o cenário no qual, há dez anos, vem sendo desenvolvido um projeto na disciplina de Ciências com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola Oga Mitá. O professor Roni Valk coordena as atividades e, durante a última década, vem conscientizando e sensibilizando a comunidade escolar no sentido de aprender a escutar o canto das aves, pois esse é o caminho para encontrá-las. Para ver os pássaros nas árvores, no mato, é preciso primeiro aprender a ouvi-los.
O projeto inspirado na pedagogia de Célestin Freinet tem, em seu escopo, o registro, a documentação. Dessa forma, a cada descoberta, os/as pesquisadores/as procuram associar o canto a cada pássaro encontrado. Fazem anotações sobre cada ave avistada e identificada, suas características, nome científico, entre outras informações relevantes. A estética, como princípio pedagógico, também integrou as ações do projeto. Os registros instigaram atividades articuladas com as aulas de Artes, sob orientação do professor Marcio Lazaroni, e a produção de aquarelas passou a ser experimentada de forma prazerosa pelos/as alunos/as.
Depois de dez anos, os/as estudantes conseguiram registrar 50 aves, fornecendo várias observações interessantes, como sobre o tucanuçu (Ramphastos toco), por exemplo. Essa espécie não habitava a região até alguns anos atrás e foi avistada pelo grupo, pela primeira vez, em 2022.
O desejo de disponibilizar essa lista dos passarinhos observados e identificados para todos e todas motivou os professores e seus/suas estudantes a produzirem este livro.
Muitos foram os aprendizados realizados por todos/as que se envolveram com o projeto. Entre eles, a concepção de que, quanto mais conhecemos essa diversidade de vida, mais podemos cuidar dela e preservá-la.

Aristeo Leite Filho
Veja também