Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Dias 7, 14, 22* e 28 de junho.
Terças-feiras, das 19h às 21h
Todos os encontros serão on-line
*Dia 22 de junho é quarta-feira
Ementa:
Questões relacionadas ao trabalho na alfabetização e aos processos de apropriação da leitura e da escrita despertam grande interesse entre os profissionais que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Marcado por uma trajetória histórica que caracterizou a alfabetização sob bases teórico-metodológicas que se traduzem nos métodos tradicionais, o campo educacional brasileiro tem buscado construir outros modos de proporcionar às crianças experiências com a leitura e a escrita.
A partir de concepções de criança, linguagem e alfabetização que se ancoram na perspectiva histórico-cultural e na perspectiva discursiva, nossa proposta é apresentar reflexões e possibilidades de encaminhamentos didáticos com a leitura e a escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos:
- Conhecer as principais questões teórico-metodológicas no campo da alfabetização no Brasil
- Analisar práticas pedagógicas com a leitura e a escrita
- Produzir propostas de atividades com leitura e escrita
Encontro 1 – Questões teórico-metodológicas na alfabetização
Concepções de criança, linguagem, leitura, escrita e alfabetização em diferentes perspectivas (Métodos Tradicionais, Perspectiva Construtivista, Perspectiva Discursiva)
Encontro 2 – Perspectiva discursiva e os eixos de trabalho com a linguagem
Eixos de trabalho com a linguagem: Oralidade, leitura, escrita e análise linguística; Espaços discursivos
Encontro 3- Leitura: diálogos com a palavra do outro
Concepções de leitura; Estratégias de leitura; Leitura literária
Encontro 4 – Escrita: enunciar a própria palavra
Concepções de escrita; autoria; escrita espontânea
Bruna Molisani:
Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Pedagoga pela UFF. Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores / UERJ; orientadora pedagógica no município de Duque de Caxias e Coordenadora Pedagógica da Infanciarte Casa de Brincar.