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(Nova turma)
Dias 6, 13 e 20/outubro
Terças-feiras das 19:00 às 21:00h
Através do Google Class e do Google Meet
No contexto de pandemia, nos deparamos com o desafio de ministrar aulas à distância com uso de ferramentas tecnológicas. Esse ambiente, que ainda é pouco explorado pelos professores, muitas vezes nos leva ao recurso da aula expositiva, modelo que todos conhecemos e dominamos. Porém, nesse fazer percebemos que o nível de engajamento dos estudantes é muito baixo, com comentários que essa “aula é chata”. O que acaba por desmotivar também o professor.
Então, como engajar os estudantes e construir práticas que sejam significativas para eles? Pensando nisso, vamos mostrar que as metodologias ativas são um recurso possível tanto para o ensino remoto quanto para uma realidade de volta às aulas com ensino híbrido. Além disso, será apresentada uma série de oficinas que tem por finalidade exercitar novas propostas desse fazer.
Objetivos:
- Entender o que são as metodologias ativas.
- Demonstrar a importância de tornar o estudante protagonista de seu processo de ensino/aprendizagem.
- Construir um planejamento de aula usando essas metodologias.
- Apresentar propostas de atividades cooperativas usando os recursos da web.
Ministrantes:
Cecília de Miranda Shubsky: formada em história pela UERJ, mestrado em história política pela Uerj e doutorado em Educação pelo Proped da Uerj. Professora de história da escola Oga Mitá desde 2007, professora e coordenadora de história do Pré Vestibular Comunitário do Sintuperj desde 2007, pesquisadora da área de infância no Grupeci da Uerj, pesquisadora do uso de jogos em educação e idealizadora da página História com Afeto (
https://www.instagram.com/historia_com_afeto/).
Ana Beatriz de Oliveira de Araújo: graduada em Informática (UERJ) e tem especialização em Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral) e Administração de Sistemas de Informação (UFF). Também é graduada em História (Universidade Estácio de Sá). Atualmente atua como professora de História no pré-vestibular comunitário Brota na Laje e colabora com o projeto de pesquisa “Museologia do indizível: registro e valorização de referências da homossexualidade no Brasil (1890-2000)” - UNIRIO/PPG-PMUS.
Iara Brandão Ferreira: Técnica em Guia de Turismo e graduada em História pela UNIRIO. Professora e coordenadora da equipe de história do pré-vestibular comunitário Brota na Laje e professora do pré-vestibular social Sintuperj.
Regras gerais:
Cancelamentos e desistêcias
- Desistências ou cancelamentos informados com antecedência de 10 dias ou mais, terão a devolução de 95% do valor.
- Desistências ou cancelamentos informados com antecedência entre 5 e 9 dias terão a devolução de 50% do valor.
- Desistências ou cancelamentos informados com antecedência de 2 dias ou menos não terão devolução.
Certificados
- Os certificados serão entregues digitalmente através de e-mail.
- Só receberão certificados os participantes com o mínimo de 75% de presença em cada módulo.