Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
A Oficina convida os participantes a trilharem um caminho de práticas criativas que irá pouco a pouco ajudá-los a reconhecerem seus recursos narrativos potenciais, como: voz, corpo, memória afetiva e outras possibilidades de desenvolvimento expressivo. Tudo isso de um modo divertido e descontraído através de dinâmicas variadas que serão propostas ao longo dos encontros.
Inscrições somente na secretaria!
terças-feiras,
21, 28 de agosto, 4 e 11 de setembro
das 18h30min às 21h
Mínimo de 10 participantes
Ementa:
• Discutir a importância do ato de ler e contar histórias para a formação da criança.
• Ler e contar histórias: diferenças e possibilidades.
• O que narrar: apresentar aos participantes do curso diferentes tipos de histórias presentes na literatura infantil (oral e autoral).
• A partir de atividades práticas, trabalhar o ritmo das narrativas, as modalidades da voz, as intenções, as pausas, a expressão facial e gestual.
• Experimentar formas diferentes de se narrar histórias: com a utilização de livros, contadas “de boca”, narradas com o apoio de recursos como bonecos, objetos, etc.
Objetivos:
Construir com o participante um caminho para o levantamento de repertório da primeira história a ser contada através da oralidade.
Desenvolver práticas criativas que instrumentalizem o participante a contar histórias com diferentes recursos, fazendo uso da sua voz, corpo, memória afetiva e outras possibilidades de desenvolvimento expressivo, através de dinâmicas variadas propostas ao longo da oficina.
Bernardo Arraes
Pedagogo (UNESA - 2002) / Especialização em Arteterapia (UCAM - 2003) / Especialização em Educação Infantil (PUC -RIO - 2004) / Técnico em Artes Dramáticas (ETEMP - Escolta Técnica Estadual Martins Pena (2011) / Pós - graduando em Arteterapia (Clínica Pomar)
Bernardo Arraes é Pedagogo, Arte-educador, Técnico em Artes Dramáticas, bonequeiro e Contador de histórias.
Atua desde 2002 em espaços e programas de promoção a leitura, além de possuir larga experiência na realização de Oficinas voltadas para formação de professores.
Como Contador de Histórias atuou de 1995 a 2000 no "Grupo Faz de Conta". Desde 2001 realiza palestras, WorkShops & Oficinas de contadores de histórias, tendo passado pelo SESC, Prefeitura do Rio, Universidade Estácio de Sá, UNI-RIO (Faculdade de Educação), TEAR.
Em 2011 publicou o Artigo "Imagina enquanto eu te conto", no livro "Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana".
Atualmente realiza Oficinas de Contadores de Histórias em parceria com outras Instituições e dirige a Toca do Beija-flor, atendendo a professores e demais interessados.
Domingo Gonzalez
Bacharel em Biblioteconômia (USU) / Especialização em Arteterapia (UCAM - 2003)
Domingo Gonzalez Cruz é Bibliotecário aposentado da Fundação Casa de Rui Barbosa, Poeta, Escritor e Arte-Educador, atuou por 30 anos na direção da BIMM – Biblioteca infanto-juvenil Maria Mazzetti (FCRB) promovendo atividades culturais de estímulo a leitura e criatividade.
Atualmente desenvolve um trabalho de pesquisa criativa e lietrária com encadernação e publicações artesanais.